jusbrasil.com.br
25 de Fevereiro de 2020

Ação De Anulação De Parte Inoficiosa De Doação

Modelo Legal Blog, Advogado
Publicado por Modelo Legal Blog
mês passado
Ação De Anulação De Parte Inoficiosa De Doação.docx
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

AO MM. JUÍZO DE DIREITO DA 00ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE CIDADE/UF

NOME DO CLIENTE, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do CPF/MF nº 0000000, com Documento de Identidade de nº 000000, residente e domiciliado na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF, por seu Advogado e bastante procurador ao final assinado, conforme instrumento de mandato em anexo (doc. nº 00), com escritório profissional na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF , onde recebe correspondências e intimações para os atos processuais, vem, respeitosamente, à honrosa presença de Vossa Excelência promover a presente

AÇÃO DE ANULAÇÃO DE PARTE INOFICIOSA DE DOAÇÃO,

em face de FULANO DE TAL, nacionalidade, estado civil, profissão, portador do CPF/MF nº 0000000, com Documento de Identidade de nº 000000, residente e domiciliado na Rua TAL, nº 00000, bairro TAL, CEP: 000000, CIDADE/UF, e que deverá seguir o rito ordinário, com fulcro nos arts. 549 c/c o art. 1.846 do Código Civil, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.

DOS FATOS

O Requerente é filho (a) único (a) e herdeiro (a) universal de FULANO DE TAL (nome completo do de cujus), falecido em DIA/MÊS/ANO, conforme documento incluso (doc. 00), estando em trâmite o respectivo inventário perante a 00ª Vara de TAL desse E. Foro.

Ocorre que, ainda em vida, já viúvo, o de cujus doou ao Requerido uma parte grande de seu bem imóvel que era constituído por uma gleba de terra de MEDIDAS TAIS (medida do imóvel: hectares, metros), inclusive comprovando-se tais alegações pelas cópias em anexo (doc. 00) das escrituras públicas de doação lavrada em CARTÓRIO TAL DA CIDADE/UF.

A referida doação é parcialmente nula, pois excede à parte que o doador poderia dispor por liberalidade, uma vez que representa bem mais que metade (50%) da totalidade do seu patrimônio.

DO DIREITO

Está previsto no art. 549 do Código Civil:

Nula é também a doação quanto à parte que exceder à de que o doador, no momento da liberalidade, poderia dispor em testamento.”

Também em outro artigo do Código Civil que trata da matéria, o art. 2.007, caput, diz:

São sujeitas à redução as doações em que se apurar excesso quanto ao que o doador poderia dispor, no momento da liberalidade.”

In casu é notória a violação do direito do Requerente, uma vez que não foi resguardada pelo doador a legítima, reputando a lei como inoficiosa a doação excedente à parte que o doador poderia dispor no momento da doação.

De modo que deve ser reduzido todo o excesso da porção disponível, sob pena do Requerente, na qualidade de herdeiro necessário, ser privado de seu direito sucessório.

DA JURISPRUDÊNCIA

O entendimento pretoriano é unânime no sentido de considerar nula a parte da doação excedente a que poderia dispor em testamento, por ocasião da liberalidade, como se pode ver:

“..............” (ementas)

DO PEDIDO

Pelo exposto e amparado nos mencionados dispositivos legais, como também na forma do art. 282 e seguintes do Novo Código de Processo Civil, requer a citação do Requerido, para que conteste a presente ação que ao final deverá ser julgada procedente, com a determinação da redução da parte excedente da disponível do bem doado, objetivando o recebimento pelo Requerente do quinhão hereditário que a lei lhe confere, pois como demonstrado é herdeiro necessário.

Requer provar o alegado por todos os meios de provas em direito admitidas, especialmente pelo depoimento pessoal do Requerido, oitiva de testemunhas, juntada de documentos, expedição de ofícios e precatórias, perícias e demais provas pertinentes.

Requer a condenação do Requerido nas custas processuais, honorários advocatícios e demais cominações legais.

À presente dá-se o valor de R$ 0000 (REAIS) para todos os efeitos legais.

Termos em que,

Pede Deferimento.

CIDADE, 00, MÊS, ANO

ADVOGADO

OAB Nº

http://modelo.legal/ação-de-anulacao-de-parte-inoficiosa-de-doacao/

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)